sábado, 22 de junho de 2013

11 dicas para aprender inglês

Há algum tempo, falar mais de um idioma é algo muito bom para sua trajetória profissional. Já faz tempo que o inglês é o idioma comercial mais falado em todo o mundo, e ter fluência no idioma, além de colocar você em uma posição superior no mercado de trabalho, também pode trazer oportunidades de realizações pessoais, como um intercâmbio e viagens em geral.
Se você deseja aprender a língua inglesa, mas está com dificuldades, confira as dicas que tenho para você:
01. Escute rádios:
Treinar seu ouvido escutando uma rádio em inglês ajuda a desenvolver a rapidez no entendimento e também a pronúncia correta das palavras. Você pode encontrar diversas rádios online com programas de seu interesse. Decida se você deseja inglês norte-americano ou inglês britânico e ouça a rádio por cerca de uma hora por dia.
Clique aqui para baixar um software com rádios norte-americanas que desenvolvi para você ouvir, e assim treinar seu ouvido.
É GRÁTIS, e portátil; ou seja, não precisa instalar, basta abrir o programa e clicar na rádio que deseja ouvir!
02. Leia revistas e notícias:
Se você gosta de revistas estrangeiras ou outro tipo de leitura, procure por elas em sites online ou em bancas de jornal especializadas e treine sua leitura e interpretação em inglês. Desenvolver esse hábito é essencial para que você aprenda e mantenha o idioma em dia.
Alguns sites de notícias, em inglês: The Washington PostThe New York TimesCNNFoxNewsBBCNewsweek, entre outros sites famosos. Dê um google e descubra mais.
03. Aprenda o alfabeto fonético:
Peça para seu professor de inglês ensinar para você o alfabeto fonético, ou símbolos de pronúncia. Dessa forma você saberá como falar uma palavra corretamente sem nunca tê-la escutado antes.
Google Translate: use o serviço de tradução do Google para ouvir a pronúncia de palavras que você acabou de aprender ou tem dúvida. Além, é claro, de poder traduzir com mais rapidez, quando estiver na internet. É muito útil.
04. Converse em inglês com seus amigos:
Se você tem um amigo que também está aprendendo inglês aproveite os momentos que passa com ele para treinar a conversação. Vocês podem conversar sobre os mais diversos assuntos, sem sentir medo de errar ou demorar a entender.
05. Faça amigos internacionais:
Há diversas comunidades online que disponibilizam espaço para que aprendizes de todo mundo possam trocar experiências e dicas online. Amigos que têm o inglês como idioma materno são a melhor fonte para que você tire suas dúvidas e aprenda vocabulários diferenciados, como gírias e expressões locais.
06. Assista a programas e filmes em inglês:
Da mesma forma que a rádio pode te ajudar, programas e filmes em inglês também. Você pode assistir aos filmes com legendas em inglês para acompanhar melhor o que é falado e conferir suas séries de televisão preferidas no idioma original, caso sejam norte-americanas ou inglesas.
07. Música:
Ouça as músicas de seu artista preferido com a letra original em mãos. Vá ouvindo e acompanhando a letra, se quiser cantar, cante! Isso ajuda você a treinar seu ouvido.
Um outro bom exercício  é você traduzir a letra sozinho. Não pegue uma tradução da net, busque traduzir você mesmo, e depois compare com uma ou duas traduções que existam na internet.
08. Redes sociais, e-mail, e outras contas virtuais:
Para aprender mais rápido qualquer idioma, é interessante você tentar ao máximo estar em um ambiente parecido com o que um nativo na língua está. Como no mundo real é complicado, isso pode ser possível no mundo virtual.
Configure sua rede social (facebook, twitter, google, pinterest, entre outros) para exibir todo o conteúdo em INGLÊS.
Faça o mesmo com e-mail, e todas as contas virtuais que possuir.
Isso, com certeza, vai te ajudar a se acostumar ao mundo do idioma que deseja aprender.
09. Pense em inglês:
Se você não pode falar o dia inteiro em inglês, pelo menos pense no idioma. Você pode anotar as dúvidas que teve durante o dia ao formar as frases em sua mente e conferi-las em seus livros quando chegar em casa.
10. Fale, em inglês, sozinho:
Não é loucura. Pense e escreva em inglês. Faça um texto contando como foi seu dia (o que aconteceu, o que você fez, onde foi, o que fizeram a você, e assim vai). Tenha um dicionário em mãos para poder tirar dúvidas sobre qualquer palavra. Escreva (de primeira) tudo em inglês e depois leia este texto em voz alta. Faça isso todos os dias, ajuda você a treinar seu vocabulário e aumentá-lo, já que você provavelmente terá dúvidas sobre algumas palavras, e vai buscar um dicionário para conhecê-las. Procure ganhar sotaque. Você não quer uma pronúncia Joel Santana, né? Então, imagine que você é um nativo.
Uma dica para ter o sotaque de um norte-americano? Eles puxam o "R". Pode prestar atenção. Ex: car (carro). Essa palavra é um exemplo de "R" arrastado.
 É óbvio que assim como em qualquer outro grande país do mundo, as formas de pronunciar uma mesma palavra são variadas. Treine.
11. Leve um dicionário sempre com você:
Vá para o trabalho, escola e outros lugares com um dicionário bilíngue na bolsa para conferir palavras novas ou coisas que esqueceu.
Espero que essas dicas te ajudem!



PS: em breve, trarei um aplicativo para você aprender ou melhorar seu inglês. Aguarde.

Bruno Dalkai