domingo, 23 de junho de 2013

Colesterol: a ação do fitoesterol

Colesterol é uma substância essencial para o nosso organismo, originada de duas formas: uma parte produzida pelo próprio organismo (fígado) e outra parte obtida através da alimentação, em particular pelos alimentos de origem animal como carnes, ovos, e produtos derivados do leite.
O colesterol é necessário para formação e manutenção das membranas celulares, para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis, incluindo as vitaminas A, D, E e K. Também é o principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteroides.
Existem dois tipos de colesterol, o LDL e HDL. O LDL (lipoproteínas de baixa densidade) é conhecido como colesterol ruim, por ser responsável pelo transporte do colesterol do fígado para as células de vários outros tecidos do corpo e por favorecer a formação de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos.
O HDL (lipoproteínas de alta densidade) é conhecido como colesterol bom, por ter a capacidade de absorver os cristais de colesterol que estão iniciando sua aderência nos vasos sanguíneos.
O excesso de "colesterol ruim" (LDL) dentro do vaso sanguíneo se liga a partículas circulantes no sangue formando as placas ateroscleróticas, que se fixam na parede do vaso obstruindo parcial ou totalmente o fluxo de sangue, podendo causar acidentes vasculares graves ou fatais, tais como: infartos, AVC e outros.
Para contribuir com a diminuição do índice de colesterol (LDL) no sangue e consequentemente dos agravantes decorrente do seu excesso, foram pesquisados diversos métodos de tratamento e prevenção. Dentre esses métodos, foi descoberto o FITOESTEROL, substância não produzida pelo organismo, e sim obtida de maneira exógena através de fontes vegetais.
A ingestão do Fitoesterol auxilia na redução da absorção do colesterol. Ele atua no intestino, ligando-se nas células intestinais onde se ligaria o colesterol e desta forma diminuindo sua absorção. A ingestão de fitoesterol em concentrações diárias acima de 1,0 gramas gera benefícios cardiovasculares.