sábado, 22 de junho de 2013

Por que mentimos?

É natural do ser humano mentir. Seja uma grande ou pequena mentira.
De alguma maneira, ainda não totalmente explicada, desenvolvemos a capacidade de não dizer a verdade quando nos deparamos com uma situação adversa que, aparentemente, nos parece um motivo justo para mentir.
No geral, todos os motivos dão em um único caminho: INTERESSES. Ninguém vai mentir para prejudicar seus interesses, mas para beneficiar-se de algo ou alguém, sejam eles, interesses diretos (que possa beneficiar a si mesmo, como mentir para conseguir uma promoção, ou por medo, ou qualquer motivo que tenha relação direta com o mentiroso) ou indiretos (ajudar alguém ou uma causa, ainda assim, existe um interesse da pessoa que mente).
São muitos os motivos para mentirmos, selecionei alguns:
1.    Medo de punição
Talvez seja o mais comum. A criança, mesmo não sabendo mentir e sem conhecer os processos da mentira, mente para escapar da punição. Quando quebra um vazo, diz que não foi ela. O motivo é o mesmo quando o adolescente tira notas baixas, o político é pego com dinheiro nas cuecas etc.
2.    Ganhar prestígio
Cadetes da escola militar, após longos períodos confinados tinham licença para viajar. Na volta a Academia faziam “duas” coisas: abrir e fechar gavetas e mentir sobre as aventuras amorosas. Este tipo de mentira tem poucas consequências, todavia é muito comum em pessoas que ampliam seus currículos com títulos de mestrados, cursos no exterior, experiências de liderança que nunca tiveram na vida.
3.    Medo do castigo físico
Muitas crianças mentem com medo de apanhar dos pais, dos “amigos” na escolha etc. São João mentiu três vezes ao negar Cristo provavelmente por medo do castigo físico que certamente chegaria a morte.
4.    Evitar certos tipos de constrangimentos
Certa vez em um programa de televisão durante a entrevista com três atores de novela foi feita uma pergunta se os dois estavam tendo um caso; a outra atriz, mas experiente, de imediato tomou a palavra e mentiu para proteger o casal. Neste caso, além de evitar constrangimentos, tirou os dois de uma situação extremamente embaraçosa, pois eram casados.
5.    Ganhos materiais e pessoais
A lista é bastante extensa. O vendedor que exalta as qualidades do tênis de couro, quando na verdade sabe que ele possui apenas 5% do referido material. A empresa que vende o perfume que atraem qualquer tipo de homem ou mulher. A televisão que vai durar por toda uma vida. Nos ganhos pessoais, o galanteador mostra qualidades que não possui para conquistar a amada. O pretendente ao cargo que amplia suas qualificações pessoais.
6.    Preservar a privacidade
Muitos artistas não falam abertamente de sua vida amorosa, casamento etc. Isto visa preservar a intimidade e os contatos com os fãs. Alguns mesmos com relacionamentos estáveis omitem durante as entrevistas tendo em vista angariar mais fãs.
7.    Manipular informações
O chanceler alemão Otto von Bismark dizia: “Nunca se mente tanto como em véspera de eleições, durante a guerra e depois da caça.”
Muitos políticos dizem informações erradas, especialmente com estatísticas, sem a mínima noção da realidade.
8.    Apoiar ou beneficiar outra pessoa
A menina que solicita para a mãe da amiga que a deixe dormir em casa para estudarem juntas quando o verdadeiro objetivo é saírem para a balada.
9.    Prazer
Assim como muito atletas se arriscam pelo prazer da aventura, pelas altas taxas de adrenalina; existem mentirosos que mentem pelo simples prazer de mentir; o ganho é o prazer de ver a vítima enganada e de provar sua capacidade de mentir, sua superioridade em relação à pretensa vítima. Ekman chama isto de o ‘prazer de enganar” (deleite de enganar. “A mentira pode ser vista como uma realização que o faz sentir-se bem.” (Telling Lies)



Em suma...
Os motivos nem sempre são isolados, misturam-se.
As mentiras são facilmente propagadas, na maioria das vezes, não pela competência do mentiroso, mas pela incompetência da vítima.

Bruno Dalkai