sábado, 22 de junho de 2013

A solução para a crise econômica mundial; ou não.


Minha proposta é simples.
Os governos de todo o mundo, compram uma parte de todas as empresas, com mais de 1.500 funcionários cada, originadas em seus países.
A porcentagem a ser comprada?
Irá variar de país para país, afinal, vai depender de quão atolada estaria esta nação; mas não poderia ser mais que 25% da empresa, e o controle desta, ainda seria privado.
O dinheiro (público) usado para nos (governo) tornar sócios desta empresa, seria obrigatoriamente, utilizado em investimentos para a manutenção da empresa (pagamento de dívidas, manutenção de empregos, investimentos, etc).
Fazendo parte destas empresas, o governo poderia zerar os impostos de importação e/ou exploração de matéria-prima para produzir os produtos fabricados por ela, impostos sobre a venda para o mercado externo, e interno.
Afinal, se nós seríamos sócios desta empresa (conseqüentemente lucraremos com ela), por que cobrar impostos de nós mesmos? O lucro seria muito maior que o imposto arrecadado.
As empresas seriam obrigadas a criar dois fundos de reserva: um para ela mesma, e outro para ser usado por ela e/ou por outras empresas do mesmo setor.
Podemos considerar como um “imposto da manutenção empresarial”.
Menos imposto, significa preço menor, ou seja, maior consumo.
Com essa possível solução, o Estado lucra, o povo lucra, e o empresário também!

Bruno Dalkai