domingo, 23 de junho de 2013

Uma vida sem acne

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Ipson Marketing, com 1200 jovens, apontou que 89% dos jovens com idades entre 13 e 23 anos sofrem com a acne - problema de pele que geralmente surge no começo da adolescência, por conta das mudanças hormonais que estimulam a produção de queratina e, como consequência, a obstrução dos poros.
Apesar de serem os mais atingidos, a acne não acomete apenas os adolescentes. Todas as faixas etárias - incluindo bebes - são suscetíveis ao problema. "Acne da mulher adulta", por exemplo, é a denominação da forma de acne vista em mulheres estressadas, entre 25 e 35 anos, que apresentam oleosidade excessiva na pele e cujos sintomas pioram perto da menstruação.
Altos níveis de umidade e suor e dietas ricas em açúcar são também vilões quando o assunto é acne.
Para tratar a acne, farmácias e drogarias disponibilizam uma gama de produtos em gel, cremes, pomadas, etc. Dentre eles, destacam-se os que possuem o peróxido de benzoíla em sua formulação, um dos componentes mais eficazes no tratamento do problema. "A substância tem alção queratolítica, que influencia nos tampões de queratina que provocam os cravos e espinhas. Isso sem contar sua ação bactericida e antisséptica, e seu preço acessível", diz Luciano Moreira Bucheb, gerente de marketing da linha Acnase.
Algumas medidas ajudam a controlar o problema, e a limpeza correta é o primeiro passo. Outras medidas, como não espremer, apertar ou coçar as espinhas, além de manter uma alimentação saudável, são importantes no controle e tratamento da acne.